quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lixo eletrônico: veja onde descartar

Lixo eletrônico: veja onde descartar 
Agora é lei: resíduos sólidos como geladeiras, computadores e baterias não devem mais ser despejados em lixões comuns 

Leia a matéria na integra  

Agora é lei! Aprovada há quase um ano, a Política Nacional de Resíduos Sólidos define regras para a gestão de toda a sucata, na qual se encaixa também o lixo eletrônico. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis. Mas, não só as empresas. Os consumidores também têm responsabilidades perante o novo código.

"Ele trata basicamente de três grandes grupos de registro como os fabricantes, distribuidores, importadores. Eles terão que fazer uma política reversa, ou seja, trazer de volta aquele produto quando ele não tiver mais utilidade", explica João Carlos Redondo, gerente executivo de sustentabilidade da Itautec.

Hoje, os resíduos sólidos, como pneus, geladeiras, televisores, pilhas, baterias, computadores e tudo mais são jogados no lixão comum. A presença de metais pesados e outros elementos químicos traz graves riscos ao meio-ambiente.

A nova lei prevê deveres para todos: desde o fabricante, passando pelo vendedor e, finalmente, chegando ao consumidor.

"Cabe aos vendedores estabelecer um canal para receber este material e a logística de transporte até o reciclador, e cabe ao fabricante informar ao consumidor o que se deve ou não fazer com produto obsoleto, e os cuidados que ele deve ter no manuseio e descarte", conta João Carlos Redondo.

Apesar de ter sido aprovada em agosto do ano passado, a lei dos resíduos sólidos ainda não está em vigor. Faltam muitos desafios a serem vencidos como acordos setoriais, metas para cada categoria de lixo e toda a questão da logística reversa. A expressão significa o processo de recolhimento que as empresas precisam fazer. Sempre se pensou em como distribuir mercadorias. Agora, é preciso criar mecanismos para recolhê-las.

Por outro lado, mesmo antes que essa consciência ambiental chegasse às leis, muita gente já se envolvia com a reciclagem desse tipo de material. Há pouco mais de um ano, esta cooperativa se dedica a coletar lixo eletrônico para que ele seja devidamente tratado, e não vá parar nos aterros sanitários. Aqui, o que poderia ser um problema ambiental, se transformou num negócio. "Qualquer um pode trazer pra gente, se tiver no bairro Lapa ou Campo Limpo, onde já está instituído um calendário anual, pode até aguardar para ser retirado na casa dela ou, ainda, pode ligar pra gente e agendar uma data para fazer a retirada", conclui Alex Luiz, presidente da Coopermiti.

Acessado dia 13 de julho de 2011 às 06:57 

ProUni - Matrícula para segunda chamada deve ser feita até 19 de julho

Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 09:39
 
Está liberado para consulta, pela internet, o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente a este segundo semestre. O prazo para apresentação dos documentos e matrícula nas instituições de ensino superior participantes do programa vai até o dia 19 próximo.


 
No dia 25 será divulgada a terceira e última chamada. Os candidatos selecionados terão até o dia 29 para apresentar os documentos e fazer a matrícula.

Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.

Criado em 2004, o ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Na edição deste segundo semestre, o ProUni registrou a inscrição de 460.745 candidatos a 92.107 bolsas de estudos. O número de inscritos superou a marca anterior, do processo do segundo semestre de 2009, de 380.935 candidatos.

Os candidatos podem conferir o resultado e o cronograma do ProUni na página do programa.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Acessado dia 13 de julho de 2011 às 06:44 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cuidado: app de chat de voz engana usuário do Facebook e rouba informações

Golpe faz usuários autorizarem aplicativo a acessar informações pessoais e envia mensagem no mural para atrair outras pessoas. 

Lançado na semana passada, o chat por vídeo do Facebook já virou alvo de spammers dentro da rede social, de acordo com o Gadgetell.
Um aplicativo chamado Video Calling engana o usuário para conseguir acesso às informações da sua conta. Ele chega através de uma mensagem "Enable Video Calls", postada no perfil de algum amigo que foi vítima do golpe.
Postar uma mensagem indesejada e atrair outros usuários para o golpe é a única ação do aplicativo, mas isso é o suficiente para incomodar quem acessa a rede social.

O serviço de chat por vídeo do Facebook não é um aplicativo separado - ele está dentro do bate-papo da rede social. O plug-in está sendo disponibilizado aos poucos para os usuários. 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Exibição de filmes é recurso para ajudar no aprendizado

Sexta-feira, 08 de julho de 2011 - 12:44

Usados de forma responsável e criteriosa, os filmes podem ser um recurso importante, ao lado da música, teatro e até mesmo jogos, para a diversificação das aulas e do aprendizado de sociologia. A opinião é do professor Vinícius Carvalho de Lima, do Rio de Janeiro. Ele costuma exibir filmes nas aulas de sociologia, com bons resultados.

“Os filmes geralmente ajudam a atingir o objetivo de mostrar realidades diferentes aos alunos ou novas visões sobre a realidade em que estão inseridos, além de estimular os debates em sala de aula”, explica Vinícius, que deu aulas de sociologia no Instituto Superior do Rio de Janeiro, antigo Instituto de Educação, durante um ano. Bacharel e licenciado em ciências sociais, ele faz curso de mestrado em planejamento urbano e regional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e também atua como pesquisador do Laboratório da Conjuntura Social (Lastro) da universidade.

Vinícius observa que a idéia de usar filmes vem da compreensão de que boa parte dos estudantes resiste ao ensino da sociologia por enxergá-la apenas como uma nova disciplina obrigatória, com temática complexa e carga excessiva de leitura. “Devemos lembrar que boa parte dos clássicos sociológicos foi escrita no século 19 e que os alunos dominam e estão enredados também nos recursos audiovisuais atuais”, salienta.

Os filmes são usados pontualmente e em pequenas partes, eventualmente, durante as aulas, quando o professor percebe que os alunos estão com dificuldade para entender o que está sendo apresentado. Para ele, os filmes funcionam como apoio e como forma de materializar o que é abordado. Não devem ser usados excessivamente, sob o risco de perder a eficiência didática. O professor também considera interessante exibir partes de filmes e vídeos encontrados na internet.

Opinião — O filme, segundo Vinícius, não deve ser usado apenas como uma espécie de tapa-buraco. Os estudantes devem ter sempre algum tipo de tarefa baseada no que foi visto, seja um simples questionário ou a produção de uma resenha. “Por experiência própria, prefiro os debates”, diz. “A opinião dos alunos acerca dos filmes, geralmente oriunda do senso comum, manifestada através do estímulo do professor à discussão, pode ser a matéria-prima para redirecionar o debate rumo ao pensamento sociológico.”

Os filmes, recomenda Vinícius, devem ser exibidos pelos professores na sala de aula para que eles possam indicar os pontos de contato com o conteúdo estudado. “Sem orientação, o filme pode gerar interpretações jocosas ou mesmo perversas por parte dos alunos e impedir, assim, que o objetivo de aperfeiçoar o entendimento seja alcançado”, assinala.

Os professores podem obter sugestões de filmes na página eletrônica do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ.

Fátima Schenini